ABR2025
Abril de 2025 – Visão Geral
1. Política & Relações Internacionais
"Liberation Day" e tarifas globais – Em 2 de abril, o ex-presidente Donald Trump anunciou uma tarifa universal de 10% sobre quase todas as importações dos EUA, com tarifas específicas de 20% para a União Europeia e 34% para a China, a serem implementadas a partir de 5 de abril.
Guerra comercial China–EUA – Em resposta às tarifas dos EUA, Pequim aumentou suas tarifas sobre produtos norte-americanos de 84% para 125%.
Impeachment consumado na Coreia do Sul – Em 4 de abril, o Tribunal Constitucional da Coreia do Sul confirmou a destituição do presidente Yoon Suk Yeol.
Hungria deixa o Tribunal Penal Internacional – Em 3 de abril, a Hungria se retirou do TPI, poucos dias após receber o primeiro-ministro israelense Netanyahu, alvo de um mandado de prisão do tribunal.
Acordo EUA–Panamá – Um novo acordo autoriza a presença de militares norte-americanos em instalações panamenhas.
Encontro EUA–Rússia – Steve Witkoff, enviado especial de Trump, reuniu-se com Vladimir Putin para discutir o fim da guerra na Ucrânia.
2. Conflitos & Segurança
Gaza – Israel ampliou sua ofensiva em Rafah, enquanto a Indonésia se ofereceu para acolher 1.000 evacuados palestinos.
Iémen – Os EUA lançaram uma onda de ataques de mísseis contra áreas controladas pelos houthi, resultando em 31 mortos e 101 feridos.
Sudão – O governo apresentou ao Tribunal Internacional de Justiça uma acusação de genocídio contra os Emirados Árabes Unidos por seu apoio à RSF.
Terrorismo na Grécia – Uma explosão de bomba ocorreu nos escritórios da Hellenic Train em Atenas, felizmente sem causar vítimas.
3. Economia & Mercados
Apagão bolsista asiático – Em 7 de abril, as bolsas asiáticas sofreram quedas recordes após o anúncio das novas tarifas.
Senado dos EUA – O Senado votou, por 51 a 48, uma resolução não vinculante para censurar as tarifas impostas ao Canadá.
Suspensão parcial – Em 9 de abril, Trump propôs uma pausa de 90 dias nas tarifas, excluindo a China.
4. Desastres & Acidentes
Temporais nos EUA – Tempestades de primavera no Centro-Sul dos EUA provocaram 23 mortes em Kentucky, Arkansas, Tennessee e Missouri em 2 de abril.
Colapso de discoteca na RD – Em 8 de abril, o teto da discoteca Jet Set, em Santo Domingo, desabou, deixando 221 mortos durante um concerto.
Acidentes aéreos nos EUA – Três pessoas morreram na queda de um Cessna 310 na Flórida em 2 de abril, e outras três em uma colisão de Mooney M20 no Tennessee.
Inundação em Kinshasa – Em 5 de abril, uma enchente devastou metade da capital congolesa, resultando em 33 mortes.
Tempestade de areia no Iraque – Em 15 de abril, uma tempestade de areia causou 3.700 hospitalizações e forçou o fechamento de dois aeroportos.
Tragédia no rio Congo – Um barco a motor pegou fogo perto de Mbandaka em 15 de abril, resultando na morte de 148 pessoas.
5. Ciência & Tecnologia
Prêmio Breakthrough – Em 5 de abril, Daniel Drucker, Joel Habener, Jens Holst e Lotte Knudsen foram premiados com US$ 3 milhões pelos fármacos contra obesidade Ozempic/Wegovy.
Observação rara – Pela primeira vez, uma lula-colossal juvenil foi filmada em seu ambiente natural no Atlântico Sul em 16 de abril.
6. Cultura & Sociedade
Première cinematográfica – Em 3 de abril, o filme Sinners, de Ryan Coogler, estreou nos EUA.
Broadway – A peça Good Night, and Good Luck, estrelada por George Clooney como Edward R. Murrow, estreou em Nova York em 4 de abril.
Recorde do Senado norte-americano – Em 1 de abril, o senador Cory Booker falou por mais de 25 horas, quebrando um recorde histórico.
Russell Brand – Em 4 de abril, o comediante foi oficialmente acusado de estupro e agressão sexual pela polícia britânica.
Xadrez – Em 16 de abril, Ju Wenjun conquistou seu quinto título mundial feminino consecutivo para a China.